top of page
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
Marble Surface

A PROTEÍNA é a base de tudo, ela é importante para os músculos, para a pele e até mesmo para produção de hormônios. As gorduras contidas nas proteínas são necessárias na formação de hormônios, na desintoxicação do corpo, no reforço da imunidade, e na função cerebral.

Os CARBOIDRATOS, são nossa principal fonte de energia e os excessos que não são queimados viram gordura no organismo ou seja, eles devem ser consumidos sem exageros. É impossível viver sem eles mas podemos indicar a ingestão de porções que não gerem excesso no organismo.

É importante conhecer e entender o que você está consumindo e como isso afeta seu organismo. Proteínas, gorduras e carboidratos são essenciais para nosso organismo, o ideal é encontrar o equilíbrio na ingestão. Vamos partir de 10 dicas que podem ser úteis para você começar a entender melhor o caminho do emagrecimento.

  #1 - PENSE NAS SUBSTITUIÇÕES:  

Estamos acostumados a uma alimentação que tem que ser rápida e que geralmente possui muitas gorduras e açúcares, o primeiro passo é entender o que deve ser cortado e qual a substituição mais saudável para cada alimento. Evitar farinhas brancas, alimentos ricos em glúten, industrializados e pasteurizados, já ajuda no balanceamento alimentar. O açúcar é um grande vilão e se possível deve ser cortado, caso não seja possível o ideal é substituí-lo por Stevia e evitar adoçantes a base de aspartame e sucralose.

Evitar óleos também é uma boa saída, pois no organismos eles se transformam em gordura trans, que são tóxicas e inflamatórias. O ideal é apostar no consumo de óleo de coco. Esqueça Refrigerantes, eles são viciantes e possuem excesso de açúcar e sódio, sucos de caixinha também não são uma boa opção, opte por água, sucos naturais ou apenas pela ingestão de frutas.

  #2. QUANTIDADE IDEAL DE REFEIÇÕES:  

É um ponto sem uma regra fixa pois depende inúmeros fatores físicos individuais. Mas em cada refeição é necessário reduzir ou cortar o consumo de carboidratos e suprir com proteínas e gorduras boas, para gerar saciedade e energia.

Se houver consumo de carboidratos, opte pelos de baixa carga glicêmica como batata doce e maçã, e suplemente com proteínas como carnes, quinoa, lentilha e feijão. E se falarmos de gorduras, escolha as boas, como abacate, coco, azeite e ovo.

  #3. EXPERIMENTE E ENTENDA SEU CORPO:  

 

O ideal é você entender como o seu corpo reage a falta ou a privação de certos grupos de alimento que causam "dependência". Por exemplo, experimente cortar o açúcar, fique 24 dias sem ingerir nenhum alimento que contenha açúcar ou adoçantes artificiais, já que não existe absolutamente NADA dentro do açúcar que só exista nele e que seja vital.

Conseguiu passar por essa privação? Teste cortar o glúten em seguida, é o mesmo caso do açúcar, existem outros alimentos que trazem os mesmos nutrientes sem a parte negativa que vem junto.

 

Conseguiu passar? Vamos testar agora cortar a lactose. Com tempo você percebe que seu intestino e suas funções digestivas começam a mudar e os efeitos são positivos pois todos esses grupos de alimentos desregulam a flora intestinal e afetam a metabolização de proteínas e gorduras.

Depois de analisar como seu corpo reage, você pode decidir se quer estes grupos de alimentos de volta na sua vida ou não.

  #4. AVALIE OS SEUS MOTIVOS PARA EMAGRECER:  

Já passamos por etapas onde você testou e entendeu mais sobre a necessidade que seu corpo tem em relação a alguns alimentos. Entendemos como os alimentos afetam o peso e agora é o momento de pensar na necessidade de emagrecer e o porque você deseja fazer isso.

Procure sempre um profissional para ter uma avaliação completa e precisa da sua composição corporal e qual a melhor forma de você emagrecer, com um plano alimentar preciso você consegue perder peso da maneira certa, eliminando gordura e não massa muscular.

  #5. NADA DE PRESSA, VAMOS UM STEP POR VEZ:  

O processo de emagrecimento leva tempo, não existe fórmula mágica e os métodos que prometem acelerá-lo geralmente só prejudicam a saúde. A mudança tem que ser de pouco em pouco e constante assim os resultados podem ser vistos a longo prazo. O importante é ter metas estabelecidas e buscar o cumprimento delas.

  6. ATIVIDADES FÍSICAS SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO:  

O nosso corpo foi feito para praticar atividades e o sedentarismo só gera efeitos negativos na saúde. As atividades são parte importante do processo de emagrecimento pois ajudam na perda de peso e estimulam nosso corpo a ficar mais forte, resistente e consequentemente saudável.

 

Praticar atividades melhora o condicionamento físico, melhora nosso humor, estimula o cérebro e o coração e influencia de forma positiva até mesmo na qualidade do nosso sono.

Não importa a atividade e nem tanto o tempo de duração, o importante é não ficar parado, separe meia hora, uma hora e pratique alguma atividade com a qual se identifique, se possível com acompanhamento adequado para não se lesionar. Comece com uma caminhada e vá aumentando ou acrescentando outras atividades, você vai sentir o impacto positivo em pouco tempo.

  #7. DESORDENS HORMONAIS PODEM SER UM EMPECILHO:  

Antes de começar o seu processo de emagrecimento é importante saber como anda a sua saúde como um todo. Uma grande questão que pode estar ligada ao ganho de peso são desordens hormonais, principalmente ligadas a tireóide. Essas desordens afetam principalmente as mulheres mas existem casos de homens que também sofrem de desse tipo de desordem hormonal.

 

Entre os principais causadores de desordens hormonais estão: a má alimentação, o estresse e no caso das mulheres o uso de contraceptivos. Essas desordens são facilmente identificadas e devem ser tratadas para não afetar o emagrecimento.

Existe uma maneira simples de ter uma indicação de que existe um problema. Vamos fazer o seguinte teste: Todas as manhãs, por 5 dias, assim que acordar, antes de levantar da cama meça sua temperatura maxilar. Com os 5 resultados faça uma média (some todos os números e divida por 5). Se você obteve uma média inferior a 36,5, pode ser que você tenha hipofunção da tireóide e deve procurar ajuda para ter certeza e tratar se for o caso.

Além disso os níveis de testoterona podem indicar um fator prejudicial para o emagrecimento. Entre as mulheres isso pode ocorrer devido aos anticoncepcionais e nos homens a diminuição na produção de testoterona pode pode afetar o emagrecimento e pode estar ligada a um distúrbio ou a alguma deficiência na produção do hormônio.

  #8. NÃO EXISTE UM TRATAMENTO IDEAL PARA EMAGRECER:  

Quando falamos sobre emagrecimento, 96% das pessoas que buscam por processos rápido e "fáceis" mas geralmente, além de fazer mal para saúde, os resultados são temporários e a maioria volta a engordar. Não existe atalho e nem fórmula mágica.

Emagrecimento depende de tempo, disciplina, força de vontade e acompanhamento nutricional. Assim é possível alcançar seus objetivos de maneira eficiente e saudável. Não existe uma dieta ideal e sim um plano alimentar personalizado que atenda as necessidades individuais e o estilo de vida de cada pessoa.

Não acredite em milagres, medicamentos ou dietas que te prometem muitos resultados e no final apenas prejudicam sua saúde. Mude seu estilo de vida e procure auxílio para ter resultados eficientes.

  #9. CONSELHOS PRÁTICOS:  

Vou deixar alguns conselhos que podem ser aplicados imediatamente e que vão afetar seu cotidiano de forma positiva, funcionando como um ponto de apoio a partir desse momento.

Beba água, bastante água!

A água ajuda a limpar o organismo, melhora a pele, ajuda a regular as funções do corpo e a hidratação proporcionada pela água é melhor do que qualquer remédio.

Você não precisa beber nada enquanto come.

Não existe necessidade de beber qualquer líquido enquanto comemos. Quando você ingere líquidos durante as refeições o estômago expande, dando sensação de inchaço e te fazendo comer mais do que o necessário.

A suplementação serve para suplementar e não para substituir.

Nosso corpo necessita de uma quantidade definida de vitaminas e minerais para funcionar bem. Geralmente essas vitaminas e minerais vem da nossa alimentação. Em casos onde a alimentação não supre essa necessidade ou em que o organismo da pessoa não consegue sintetizar essas vitaminas e minerais a suplementação é introduzida, com o objetivo de agregar valor a alimentação, nunca de substituí-la.

Tenha uma rede de apoio eficiente.

No nosso dia a dia nossos hábitos, principalmente alimentares são influenciados pelo meio e por nossas companhias. Se você tenta manter uma alimentação saudável mas está rodeado de tentações você irá acabar não respeitando seu plano alimentar. Para não cair em tentação evite se expor as tentações e esteja em companhia de pessoas que apoiam sua decisão e que te ajudam a seguir seu plano alimentar.

Existem inúmeras receitas saudáveis e gostosas.

Você não precisa passar fome ou comer alimentos sem sabor ou sem graça. Em sites de receita você encontra inúmeras opções saudáveis, com alimentos naturais e que se enquadrem no seu plano alimentar. Aproveite essas receitas e consuma alimentos saudáveis de formas diferentes e gostosas.

Pense sempre em atingir uma meta.

É sempre importante estabelecer metas de pouco em pouco para atingir seus objetivos. Não precisa ser uma meta em quilos, mas que tal se desafiar a reduzir gorduras e açúcares? Se desafiar a beber mais água? A ter alimentações mais saudáveis a cada dia? Ou até mesmo de ir aumentando as atividades físicas?

Essas pequenas metas podem ser um grande impulso para atingir seus objetivos.

Se interesse pela sua saúde como um todo.

Não foque apenas em emagrecer, entenda quais as vantagens disso para sua saúde, procure acompanhamento médico, faça exames, veja se não tem outros fatores precisando de atenção também. Se cuide por completo e não foque apenas em emagracer.

  #10. EMAGRECER NÃO SE RESUME APENAS A PERDA DE PESO:  

O processo de emagrecimento vai muito além de apenas perder peso. Existe toda uma mudança por trás que deve ser levada em consideração. É um conjunto de mudanças de hábito, adequação de estilo de vida, libertação de costumes prejudiciais e ajustes de alimentação que criam o efeito de emagrecimento como um todo.

 

Emagrecer muito rápido não faz bem a saúde e nem traz resultados duradouros.

Quando você investe tempo, se dedica e tem o foco de acompanhar o processo

lentamente, cada passo é uma vitória e é algo que você não voltará a fazer e

isso traz um resultado duradouro para sua vida.

 

Já se imaginou no seu corpo ideal, no corpo que vocês deseja ter? Então agora

dê o primeiro passo e comece a trilhar o caminho para alcançar seus objetivos.

Saiba que você vai precisar de ajuda e estou aqui pra te ajudar com o melhor

caminho para o seu emagrecimento.

 

Clique no link abaixo e vamos dar o primeiro passo!

emagrecimento saudavel 1.png

Muitas pessoas querem emagrecer, mas a que custo? É possível emagrecer com saúde e da maneira certa.

É importante ter em mente que o emagrecimento é uma consequência quando se tem um bom acompanhamento nutricional, uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis no seu dia-a-dia. Não existe processo milagroso e a maioria dos que são encontrados na internet com essa promessa acabam causam mal a saúde de quem os testa.

Antes de qualquer coisa é necessário pensar nos cuidados necessários, ter uma vida mais leve, construir um cronograma de atividades e entender que o processo leva tempo e exige dedicação. Além disso é necessário entender o básico sobre os grupos alimentares e a função de cada um.

Alimentação saudável fernando bordin
whatsapp-logo-8AE44BBBB0-seeklogo.com_.p
Receba nossa Newsletter

Obrigado pelo envio!

Alameda Princesa Izabel, 2679 - Bigorrilho - Curitiba PR

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

Dr. Fernando Bordin ©2014 CRM-PR 30131  |

bottom of page